sexta-feira, 4 de abril de 2014

Um miminho de Páscoa...

Mais uma vez, fomnos presenteados com mais um miminho da Diana e dos seus pais.
Desta vez, foi a vez de recebermos uns ovinhos de chocolate, que vinham muito bem embalados!!!!













quinta-feira, 3 de abril de 2014

Exposição

Durante o mês de março, todas as famílias dos alunos do nosso colégio ficaram a conhecer melhor quem foi Santa Paula Frassinetti.
Por todas as casas, viajou um Kit composto por um um livro sobre a vida de Santa Paula e um baralho de cartas com frases sobre os vários momentos da sua vida.
Foi pedido às famílias que retirassem uma carta, que lessem a frase e descobrissem, no livro, o momento da vida de Santa Paula a que correspondia. No fim, solicitou-se um trabalho: uma ilustração do momento lido.
Com os maravilhosos trabalhos que foram entregues, fez-se uma exposição que está patente na portaria do nosso colégio.
A todas as famílias, obrigada.






segunda-feira, 31 de março de 2014

Celebração a Santa Paula

Chegamos ao fim do mês de março, mês dedicado a Santa Paula Frassinetti.



Na capela do colégio, todo o 1º ciclo, celebramos a vida de Santa Paula Frassinetti que foi inteiramente dedicada aos outros.






No final desta celebração, no refeitório, cantámos os parabéns a Santa Paula e comemos uma fatia de bolo. :)


sexta-feira, 21 de março de 2014

DIA DA ÁRVORE







Hoje, cada ano de escolaridade plantou uma árvore, na mata do colégio.

Nós, os alunos do 4º ano, plantámos um castanheiro.


Cuidemos bem delas, pois são um verdadeiro tesouro.

quinta-feira, 20 de março de 2014

E a Primavera chegou...

Uma árvore, um amigo
que devemos bem tratar
Um amigo de verdade
tão fiel como a amizade
que podemos cultivar.


Sabes que uma árvore
é um pouco de beleza,
que protege a Natureza,
e purifica o nosso ar;
 
Dá-nos a madeira
 e tanta coisa que fascina,
a cortiça ou a resina,
mais a fruta no pomar.
Oh, vamos fazer uma floresta, vem,
plantar amigos, uma festa
tão rica e modesta
vamos semear.             REFRÃO

Sabes que uma árvore
é um bem de toda a gente
não estragues o ambiente
não lhe sujes o lugar.
Vamos, vamos, vamos
defender a nossa vida,
que uma árvore esquecida
pode às vezes ajudar.
 
Sim, vamos fazer uma floresta, vem,  
 plantar amigos, uma festa, ...
 tão rica e modesta, vamos semear.


AUTOR: Carlos Paião






E a primavera chegou...





Uma árvore, um amigo
que devemos bem tratar
Um amigo de verdade
tão fiel como a amizade
que podemos cultivar.


Sabes que uma árvore
é um pouco de beleza,
que protege a Natureza,
e purifica o nosso ar;
 
Dá-nos a madeira
 e tanta coisa que fascina,
a cortiça ou a resina,
mais a fruta no pomar.
Oh, vamos fazer uma
floresta, vem,
plantar amigos, uma
festa
tão rica e modesta
vamos
semear.            
REFRÃO

Sabes que uma árvore
é um bem de toda a gente
não estragues o ambiente
não lhe sujes o lugar.
Vamos, vamos, vamos
defender a nossa vida,
que uma árvore esquecida
pode às vezes ajudar.
 
Sim, vamos fazer uma
floresta, vem,  
 plantar amigos,
uma festa, ...
 tão
rica e modesta, vamos semear.



AUTOR: Carlos Paião
CANTOR: Joel Branco

quarta-feira, 19 de março de 2014

Dia do Pai

Ter um PAI! É ter na vida
Uma luz por entre escolhos;
É ter dois olhos no mundo
Que vêem p´los nossos olhos! (...)
(Poema de Florbela Espanca)

Feliz Dia do Pai!



Uma prenda para ti!!!!

quinta-feira, 13 de março de 2014

Para ler...

A Menina Gotinha de Água 

Era uma vez uma gotinha de água que vivia no mar sem fim. 
Juntamente com as suas irmãzinhas formavam o Mar. 
Um dia, a menina Gotinha de Água estava a dormir, a sonhar,… 
Então o Sol beijou-a e logo ela subiu no ar. 
No céu, olhou à sua volta e viu milhões de gotinhas como ela boiarem 
no ar. 
Vieram os ventos e começaram a empurrar aquelas nuvens e a 
gotinha viajou por muitas terras. 
Depois o vento parou. As nuvens escureceram como breu. A gotinha olhava para 
baixo e via a terra seca e pensou: 
E se fosse dar de beber às flores, aos campos,… 
E deixou-se cair, à frente de milhões de gotinhas em forma de chuva. 
Então a menina Gotinha de Água, com as suas irmãzinhas, desceu aos caminhos 
escondidos na terra, passou entre as raízes das plantas, desceu, desceu sempre 
até que encontrou um palácio maravilhoso que havia no seio da terra. 
Quando acordou, sentiu saudades do Mar e disse: 
- São horas, irmãzinhas. 
E pôs-se a saltar, de pedra em pedra, a correr, a saltar, a cantar toda contente. 
Atrás dela vinham suas irmãzinhas, e todas vinham muito contentes e felizes. 
Até que um dia chegaram ao estuário de um grande rio. 
Eram agora milhões e milhões de gotinhas de água, a correr, a brincar, a cantar 
a caminho do Mar. 
A menina Gotinha de Água pôs-se a correr mais ligeira, juntamente com as suas 
irmãzinhas e disse: 
- Vamos, toca a andar, que estamos a chegar à nossa casa no Mar. 
O céu estava cheio de gaivotas que brincavam com o fumo dos navios e 
alegremente cumprimentavam a gotinha. 
Então, a linda menina Gotinha de Água viu que chegara finalmente ao Mar e 
desatou a cantar: 
Eu sou a Menina Gotinha de Água, 
Gotinha azul do mar, 
Que fui nuvem no ar, 
Chuva abençoada, 
Fonte a cantar, 
Ribeiro a saltar, 
Rio a correr, e que volta à sua casa 
Casa no mar 
Onde vai descansar 
Dormir e sonhar 
Antes que de novo 
Torne a ser 
Nuvem no ar, 
Chuva abençoada, 
Fonte a cantar, 
Ribeiro a saltar, 
Rio a correr 
E mar 
Uma vez mais. 


Papiniano Carlos 

Ciclo da Água

)



Com esta história aprendemos o Ciclo da Água.

É muito bonita!

Vejam...

terça-feira, 11 de março de 2014