Mais uma vez, fomnos presenteados com mais um miminho da Diana e dos seus pais.
Desta vez, foi a vez de recebermos uns ovinhos de chocolate, que vinham muito bem embalados!!!!
Este blogue pertence ao 4ºano B, do Colégio do Sardão. Pretende ser um portfólio digital de algumas atividades realizadas ao longo deste ano letivo. O nosso email é: susana@colegiodosardao.org
sexta-feira, 4 de abril de 2014
quinta-feira, 3 de abril de 2014
Exposição
Durante o mês de março, todas as famílias dos alunos do nosso colégio ficaram a conhecer melhor quem foi Santa Paula Frassinetti.
Por todas as casas, viajou um Kit composto por um um livro sobre a vida de Santa Paula e um baralho de cartas com frases sobre os vários momentos da sua vida.
Foi pedido às famílias que retirassem uma carta, que lessem a frase e descobrissem, no livro, o momento da vida de Santa Paula a que correspondia. No fim, solicitou-se um trabalho: uma ilustração do momento lido.
Com os maravilhosos trabalhos que foram entregues, fez-se uma exposição que está patente na portaria do nosso colégio.
A todas as famílias, obrigada.
Por todas as casas, viajou um Kit composto por um um livro sobre a vida de Santa Paula e um baralho de cartas com frases sobre os vários momentos da sua vida.
Foi pedido às famílias que retirassem uma carta, que lessem a frase e descobrissem, no livro, o momento da vida de Santa Paula a que correspondia. No fim, solicitou-se um trabalho: uma ilustração do momento lido.
Com os maravilhosos trabalhos que foram entregues, fez-se uma exposição que está patente na portaria do nosso colégio.
A todas as famílias, obrigada.
segunda-feira, 31 de março de 2014
Celebração a Santa Paula
Chegamos ao fim do mês de março, mês dedicado a Santa Paula Frassinetti.
Na capela do colégio, todo o 1º ciclo, celebramos a vida de Santa Paula Frassinetti que foi inteiramente dedicada aos outros.
Na capela do colégio, todo o 1º ciclo, celebramos a vida de Santa Paula Frassinetti que foi inteiramente dedicada aos outros.
No final desta celebração, no refeitório, cantámos os parabéns a Santa Paula e comemos uma fatia de bolo. :)
sexta-feira, 21 de março de 2014
DIA DA ÁRVORE
Hoje, cada ano de escolaridade plantou uma árvore, na mata do colégio.
Nós, os alunos do 4º ano, plantámos um castanheiro.
Cuidemos bem delas, pois são um verdadeiro tesouro.
quinta-feira, 20 de março de 2014
E a Primavera chegou...
Uma árvore, um amigo
que devemos bem tratar
Um amigo de verdade
tão fiel como a amizade
que podemos cultivar.
Sabes que uma árvore
é um pouco de beleza,
que protege a Natureza,
e purifica o nosso ar;
Dá-nos a madeira
e tanta coisa que fascina,
a cortiça ou a resina,
mais a fruta no pomar.
Oh, vamos fazer uma
floresta, vem,
plantar amigos, uma
festa
tão rica e modesta
vamos
semear.
REFRÃO
Sabes que uma árvore
é um bem de toda a gente
não estragues o ambiente
não lhe sujes o lugar.
Vamos, vamos, vamos
defender a nossa vida,
que uma árvore esquecida
pode às vezes ajudar.
Sim, vamos fazer uma
floresta, vem,
plantar amigos,
uma festa, ...
tão
rica e modesta, vamos semear.
E a primavera chegou...
Uma árvore, um amigo
que devemos bem tratar
Um amigo de verdade
tão fiel como a amizade
que podemos cultivar.
Sabes que uma árvore
é um pouco de beleza,
que protege a Natureza,
e purifica o nosso ar;
Dá-nos a madeira
e tanta coisa que fascina,
a cortiça ou a resina,
mais a fruta no pomar.
Oh, vamos fazer uma
floresta, vem,
floresta, vem,
plantar amigos, uma
festa
festa
tão rica e modesta
vamos
semear.
REFRÃO
semear.
REFRÃO
Sabes que uma árvore
é um bem de toda a gente
não estragues o ambiente
não lhe sujes o lugar.
Vamos, vamos, vamos
defender a nossa vida,
que uma árvore esquecida
pode às vezes ajudar.
Sim, vamos fazer uma
floresta, vem,
floresta, vem,
plantar amigos,
uma festa, ...
uma festa, ...
tão
rica e modesta, vamos semear.
rica e modesta, vamos semear.
AUTOR: Carlos Paião
CANTOR: Joel Branco
quarta-feira, 19 de março de 2014
Dia do Pai
Ter um PAI! É ter na vida
Uma luz por entre escolhos;
É ter dois olhos no mundo
Que vêem p´los nossos olhos! (...)
(Poema de Florbela Espanca)
quinta-feira, 13 de março de 2014
Para ler...
Juntamente com as suas irmãzinhas formavam o Mar.
Um dia, a menina Gotinha de Água estava a dormir, a sonhar,…
Então o Sol beijou-a e logo ela subiu no ar.
No céu, olhou à sua volta e viu milhões de gotinhas como ela boiarem
no ar.
Vieram os ventos e começaram a empurrar aquelas nuvens e a
gotinha viajou por muitas terras.
Depois o vento parou. As nuvens escureceram como breu. A gotinha olhava para
baixo e via a terra seca e pensou:
E se fosse dar de beber às flores, aos campos,…
E deixou-se cair, à frente de milhões de gotinhas em forma de chuva.
Então a menina Gotinha de Água, com as suas irmãzinhas, desceu aos caminhos
escondidos na terra, passou entre as raízes das plantas, desceu, desceu sempre
até que encontrou um palácio maravilhoso que havia no seio da terra.
Quando acordou, sentiu saudades do Mar e disse:
- São horas, irmãzinhas.
E pôs-se a saltar, de pedra em pedra, a correr, a saltar, a cantar toda contente.
Atrás dela vinham suas irmãzinhas, e todas vinham muito contentes e felizes.
Até que um dia chegaram ao estuário de um grande rio.
Eram agora milhões e milhões de gotinhas de água, a correr, a brincar, a cantar
a caminho do Mar.
A menina Gotinha de Água pôs-se a correr mais ligeira, juntamente com as suas
irmãzinhas e disse:
- Vamos, toca a andar, que estamos a chegar à nossa casa no Mar.
O céu estava cheio de gaivotas que brincavam com o fumo dos navios e
alegremente cumprimentavam a gotinha.
Então, a linda menina Gotinha de Água viu que chegara finalmente ao Mar e
desatou a cantar:
Eu sou a Menina Gotinha de Água,
Gotinha azul do mar,
Que fui nuvem no ar,
Chuva abençoada,
Fonte a cantar,
Ribeiro a saltar,
Rio a correr, e que volta à sua casa
Casa no mar
Onde vai descansar
Dormir e sonhar
Antes que de novo
Torne a ser
Nuvem no ar,
Chuva abençoada,
Fonte a cantar,
Ribeiro a saltar,
Rio a correr
E mar
Uma vez mais.
Papiniano Carlos
terça-feira, 11 de março de 2014
Subscrever:
Mensagens (Atom)










