segunda-feira, 29 de outubro de 2012

SINÓNIMOS / ANTÓNIMOS

Hoje, estivemos a rever o que são Sinónimos e Antónimos.
Com este tema, brincamos com as palavras e saiu isto...

Eu vi um carro tão velho, tão velho, tão velho, que quando alguém andava nele, o carro destruía-se todo.  
(Ana)

Eu conheço uma nuvem tão triste, tão triste, tão triste, que está sempre a chorar, por isso está sempre a chover. 
(Bárbara Pinto)

Tenho uma bota tão grande, tão grande, tão grande, que à noite tenho de dormir com os pés de fora.
(Bárbara Macedo)

Era uma vez uma chita tão forte, tão forte, tão forte, que vencia um leão num torneio de boxe.  
(Diana)

Uma senhora tem uma voz tão fina, tão fina, tão fina, que quando fala parte os vidros de toda a casa. 
(Diogo)

Tinha um gato tão feio, tão feio, tão feio que quando o via desmaiava.  
(Francisco)

Era uma cobra tão fina e grande, tão fina e grande, tão fina e grande, que era do tamanho do intestino delgado todo esticado.  
(Filipe) 

Conheço um exercício tão difícil, tão difícil, tão difícil, que nenhuma professora consegue resolver.  
(Jaime)

Eu vi um animal tão gordo, tão gordo, tão gordo, que quando estava a dormir quase rebentava. 
(João Ribeiro)

Era um elefante com tanta sede, tanta sede, tanta sede, que quando viu uma torneira engoliu a água e a torneira.  
(João Sousa)

Era uma canção tão barulhenta, tão barulhenta, tão barulhenta, que todas as pessoas ficavam surdas. 
(Lara)

Eu vi uma árvore tão larga, tão larga, tão larga, que eu não conseguia passar. 
(Margarida)

Conheço um sapo tão gordo, tão gordo, tão gordo, que ocupa metade do mundo. 
(Marta Tavares)

Vi um cão tão grande, tão grande, tão grande que até os cegos o viam bem.  
(Marta Pinho)

Conheço uma cadeira tão grande, tão grande, tão grande, que até o mundo se pode nela sentar.  
(Nuno Ventura)

Era uma vez um hipopótamo chamado Serafim, tão ranhoso, tão ranhoso, tão ranhoso, que um dia fez uma bolha de ranho.   
(Nuno Gonçalves)

Eu vi um carro tão grande, tão grande, tão grande, que quando ia a fazer as curvas, o condutor ficava tonto.   
(Pedro Castanheira)

Havia um livro tão velho, tão velho, tão velho, que até parecia transparente.   
(Pedro Trinta)

Era um vitelo tão magro, tão magro, tão magro, que até se viam as costelas.   
(Pedro Lobão)

Eu vi um tigre tão magro, tão magro, tão magro, que parecia um palito.  
(Tiago)

Eu vi um chapéu tão feio, tão feio, tão feio, que as pessoas quando o viam fugiam à velocidade da luz.   
(Tomás)

Tenho um carro tão destruído, tão destruído, tão destruído, que não dá para andar.   (Diogo Rego)

Era uma flor tão bonita, tão bonita, tão bonita, que quando as pessoas olhavam para ela começavam a cantar.   
(Carolina)


Era um mar tão mal cheiroso, tão mal cheiroso, tão mal cheiroso, que quando as pessoas entravam ficavam entoxicadas.    
(Pedro Vieira)








terça-feira, 23 de outubro de 2012

Flauta de Bisel

Hoje, iniciamos a aprendizagem da Flauta de Bisel, com o Professor de Música - Prof. Mário.
Fica aqui a 1ª lição.
Em casa, iremos estudar bem, para que, cada vez mais sejamos capazes de tocar, cada vez melhor, Flauta de Bisel.



Se quiserem sigam-nos todas as semanas.

Até Lá!

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Novos escritores...

A caçada perdida

Ao amanhecer, eu estava completamente sossegado quando percebi que eram 10:10. Tinha de ir caçar! Mal cheguei à floresta, estavam todos os meus amigos de caça. Cumprimentei-os.

 - Prontos para a caça? - Disse um.

- Sim! - Dissemos nós em coro.

Ainda só tínhamos apanhado 3 animais e a floresta começou a arder.

Eu tremia de medo.

- Vamos fugir! - Disse eu.

Quem não respeita a natureza não respeita o ambiente.

Pedro Lobão

-------------------------------------------------------------------------------------------------------
A raposa e as galinhas
Ao amanhecer, a raposa saiu para caçar, pois estava esfomeada.
O agricultor, que morava ali perto, tinha umas belas galinhas soltas no seu quintal por isso, a raposa decidiu tentar a sua sorte.
As galinhas assim que viram a raposa começaram a tremer de medo e desataram a fugir.
O agricultor percebeu que as suas galinhas estavam em perigo e logo correu com a raposa.
As galinhas voltaram a sossegar e a raposa nunca mais voltou a incomodar.
Diana 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------
Ao amanhecer, saí de casa e fui passear para o bosque. Estava tudo muito sossegado. Um menino brincava a caçar borboletas.
Continuei o meu caminho pelo bosque dentro, quando ouvi um rugido e assustei-me! Fiquei logo a tremer com tanto medo que senti. Comecei a fugir e fui para casa. 
Bárbara Pinto
------------------------------------------------------------------------------------------------------
A aventura especial
De manhã, ao amanhecer, estava na cama, acordei e fui tomar o pequeno almoço. Depois fui vestir o fato camuflado para ir caçar.
De repente, vi uma cria de leão a tremer de medo, pois tinha perdido a mãe.
Nesse mesmo instante, apareceu o pai leão para o acalmar e eu fugi de medo.
Pedro Trinta
-------------------------------------------------------------------------------
O gato e o rato
Um gato estava a caçar um rato e o rato estava a fugir e a tremer.
O gato desistiu e foi sossegar, porque estava a amanhecer e o rato ficou feliz.
O rato começou a pensar como era que conseguia ir buscar queijo.
Os donos de uma casa estavam a comer queijo e o rato conseguiu ir buscá-lo.
O dia começou bem!

Diogo Afonso
------------------------------------------------------

Uma vida de gato 
Hoje ao amanhecer , vi o meu gato a fugir.
E pensei:
-Será que ele vai caçar?
Comecei a tremer.
Mas a minha mãe sossegou-me:
-Deixa-o ir passear porque ele volta.

Lara Coelho
------------------------------------------------------------------------

                                        A caça


Ao amanhecer, fui caçar coelhos, raposas, ursos e outros animais.
De repente, apareceu um lobo e eu desatei a fugir.
Depois com medo, até fui para casa a tremer.
Quando sai de casa, fui para um bar sossegar.
E assim, se passa um dia da minha vida.
João Sousa

---------------------------------------------------------------------------

Eu hoje, logo ao amanhecer, fugi da cama e fui passear com o meu tio André.
Estava a tremer muito com o frio quando vi 2 homens que iam caçar lebres e hoje as lebres não vão sossegar.

João Ribeiro


 


 

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Mais uma experiência de Voluntariado

Hoje, recebemos na nossa sala a Ana que faz parte de uma organização - FAS, no Porto, que tem como objetivo ajudar velhinhos, crianças e famílias com dificuldades económicas.
Mostrou-nos um filme muito importante e que gostamos muito, pois fez-nos perceber muito bem o quão é importante PARTILHAR.
Assim são os VOLUNTÁRIOS.









Obrigado, Ana!


quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Semana das Missões

Hoje, foi a vez de vermos e ouvirmos outra realidade.
Uma Irmã Comboniana, veio falar-nos sobre a sua experiência no Kénia.
Ensinou-nos uma canção e mostrando-nos fotografias, falou-nos daquela realidade e da sua missão.
Foi muito interessante.
Obrigada Irmã Beta!

terça-feira, 16 de outubro de 2012

APARELHO DIGESTIVO

Continuamos a conhecer cada vez melhor o nosso corpo por dentro.
Desta vez, ficamos a saber como é que a maçã que comemos à sobremesa, deixou no nosso organismo, os nutrientes de que tanto precisamos para estudar, brincar,cantar...
Mas foi uma surpresa, quando de manhã, a Susana entrou na sala com outra menina, mais alta que ela, mas bem mais nova. Era a Bárbara Silva - aluna de Medicina no ICBAS, antiga aluna da Susana, aqui no Colégio do Sardão.
Ensinou-nos muito bem.
Ora vejam.


No final, a Susana ensinou-nos uma canção subordinada ao tema em estudo.


segunda-feira, 15 de outubro de 2012

A Nossa Senhora Peregrina veio ao Colégio

Hoje, recebemos a Nossa Senhora Peregrina que anda em peregrinação pelas paróquias de Vila Nova de Gaia.
Esta imagem pertence ao Santuário de Nossa Senhora de Schoenstatt, em Canidelo.
Juntamo-nos todos na portaria para recebê-la. Foi muito emocionante.




quinta-feira, 11 de outubro de 2012

APARELHO CIRCULATÓRIO

Hoje foi a vez de conhecermos o nosso Aparelho Circulatório e qual a sua função.
Assim, a Susana mostrou-nos estes filmes super giros....





Também fizemos algumas experiências para sentirmos a nossa pulsação.
Façam também.



Para a 2ª experiência só precisam de um pouquinho de  plasticina e um fósforo. Façam uma bola com a plasticina, prendam o fósforo no centro da bolinha de plasticina e depois coloquem a palma da mão sem mexer, em cima de uma mesa e depois observem os movimentos vibratórios do fósforo.
São os nossos batimentos cardíacos.

Vejam como...



 

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Conheces o teu corpo por dentro?

Começamos a estudar e a conhecer o nosso corpo, por dentro.
Claro que não é possível entrarmos nele, mas com a nossa imaginação!...

Hoje foi a vez de vermos um filme explicativo, de como funciona o nosso corpo.
Também querem vê-lo?
..............................

Ora aqui está.



Gostaram?
Nós adorámos!

SÓLIDOS GEOMÉTRICOS

Olhamos à nossa volta e, reparamos que o que o homem cosntrói, tem formas de sólidos geométricos.
Com as planificações dos sólidos que tínhamos no nosso material, fizemos algumas construções.
Aqui vai...