quinta-feira, 29 de setembro de 2011

A amizade...

Para mim a amizade é...


Não bater aos outros;
Ser sincera e respeitar os outros;
Ajudar os outros em trabalhos difíceis;
Saber conviver com os outros;
Quando todos são meus amigos e gostam de mim;
Quando sou amiga dos outros.
A amizade é alegria, apoio, compreensão, paz…
(Lara)












Para mim a amizade é partilhar, ajudar um amigo, nunca lhe mentir. (Diana)
















Ajudar os amigos quando precisam. Emprestar o material aos colegas. Ir ter com os amigos quando estão sozinhos. (Pedro Lobão)










Ser amigo os outros. (Mariana)














Para mim a amizade é... amor. (Francisco)

Quando alguém dá um beijinho e um abraço. (Bárbara Pinto)











O amor, o carinho, partilhar e ajudar. (Nuno G.) 


Ser amigo, partilhar e ajudar. (Ana)











Brincar com todos os amigos. (Tomás)

Ser amigo e ajudar. (Marta Tavares)


O amor, o carinho, a ajuda e brincar com os outros. (Marta Pinho)









 







O carinho e a ternura. A amizade é como se fosse magia. Para poder ajudar. (Nuno V.)














... Bonita. É o que eu sinto pelos meus amigos. Partilha-se com os amigos. A amizade é linda. (Bárbara Macedo)












Ser amigo de toda a gente e ajudar os amigos.
(Jaime)



















Ajudar, ser verdadeiro,  brincar com os meus amigos.
(Tiago)

 Quando brincamos todos juntos. (Matilde)



















Para mim  amizade é ir ter com um amigo que eu gosto, para brincar.
(Pedro Castanheira)












Quando ajudo os amigos. (João R.)








Quando um amigo magoa-se e eu ajudo. (Diogo)















É ajudar os outros e brincar com eles. (Pedro Trinta)
Brincar com um amigo quando ele se sente sozinho. (João Sousa)

 



segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Chegou o Outono!

Chegou o Outono!
Sabiam?
Para comemoramos a sua chegada, fizemos algumas atividades: escrevemos uma quadra, desenhamos e pintamos folhas e frutos do outono.
Assim, fica aqui o registo.

As folhas estão a cair
O Outono a começar
E eu estou a estudar
e a lavradeira a dançar.
(Bárbara Pinto)


O Outono está a chegar
Com as folhas a cair.
A escola a começar,
e  eu a  estudar.
(Mariana)


O Outono está a chegar
As folhas a cair
As férias estão a acabar
E está tudo a sorrir.
(Matilde)

O Outono está a chegar
As folhas estão a cair
Os animais estão a hibernar
As aves estão a fugir.
(Tomás)


O Outono chegou.
E o frio também.
Com o casaco na mão.
Vou agasalhar-me bem.
(Ana)

As andorinhas vão partir
o frio vai chegar
com um casaco na mão
vou-me agasalhar.
(Diogo)

O outono começa agora
e as folhas mudam de cor
e as aulas estão a começar
está tudo pintado com amor.
(Lara)
As andorinhas vão viajar
as folhas estão a cair
os dias a mingar
e a noite a subir.
( Marta P.)


As andorinhas vão-se embora
O tempo está a mudar
Pois assim é o Outono
Ouço o vento a chegar.
(Nuno V.)

As andorinhas vão-se embora
As folhas estão a cair
Vou outra vez para a escola
E está tudo a colorir.
(Pedro L.)

Chega o Outono
O frio também o vai chegar
Com a fogueira acesa
Que quentinhos vamos estar.
(Tiago)

O Outono está a chegar
As folhas a cair
Levo a mochila para trabalhar
e na escola estou sempre a sorrir.
(Francisco)

Olha a folha a cair
O Outono está a chegar
Com os amigos vou aprender e brincar
A escola está a começar.
 (João R.)

O Outono está a chegar,
As folhas vão cair.
Nas aulas vamos trabalhar,
E no colégio vamos rir.
(Bárbara M.)

Chegou o Outono
As andorinhas vão embora
Os ursos têm sono
E a grande videira chora.
(Diana)

O Outono está a chegar,
as folhas estão a cair,
os animais estão a hibernar,
e eu estou a sorrir.
(Jaime)

O Outono chegou
E as folhas começaram a cair
As árvores ficaram nuas
Eu gosto do Outono.
(Margarida)

Ai rico Outono 
És tão lindo e divertido
Gosto de ti e das folhas
És um  grande  amigo.
(Nuno G.)

 
O Outono chegou e o vento voltou
E eu pego no casaco e a mochila para trabalhar
O vento está a chegar.
(Pedro Castanheira)

 
 
 
O Outono está a chegar
As folhas a cair
As férias estão a acabar
E está tudo a sorrir.
(Matilde)

O Outono está a chegar
As andorinhas estão a ir embora
Os animais começam a hibernar
Ouço o vento agora.
(Marta Tavares)




 
 
 
 

A hora do meu nascimento!

Em matemática, estamos a estudar as horas.
Num relógio, marcamos a hora do nosso nascimento e, com todos os relógios, fizemos um placard.
Fica aqui uma foto.

Coisas de bebé!!!

Este ano a matéria é muito engraçada. Vejam lá que andamos a falar sobre quando nós eramos bebés: a data e local de nascimento, quando nasceu o primeiro dente, quando demos os primeiros passos, quando dissemos "Mamã"...
De acordo com este tema troxemos para a escola um objecto ou foto de quando eramos bebés.
O placard ficou um encanto!
Ora vejam...

Celebração de Entrega do Ano

No dia 14 de setembro, juntamo-nos na Capela do Colégio para entregar a Jesus e a Maria, este ano letivo 2011-2012.
Pedimos muito juízo, capacidade para estarmos atentos e sermos muito trabalhadores e agradecemos tudo aquilo que nos dá.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Horta Pedagógica

Qual não foi o nosso espanto, quando chegamos à escola, na 3ª feira de manhã, e a Susana disse-nos que os nossos pais tinham deixado uma surpresa para nós. Ficamos logo todos entusismados e quisemos saber logo o que foi. Mas, só depois do intervalo é que descobrimos qal era a dita surpresa. Nem queríamos acreditar.... os nossos pais plantaram uma penca cada um e escreveram uma mensagem.




Temos ido lá regar e, esperamos que possamos levá-las para casa, no Natal, para comermos com o bacalhau.

Regresso à escola!

Olá!

Já cá estamos outra vez...
Estamos mais crescidos e cheios de vontade de descobrir e aprender coisas novas!

Para vos mostrar que já trabalhamos muito nestes dias de escola, colocamos aqui algumas quadras que inventamos.
Esperamos que gostem.


A escola começou
com estojo e lápis na mão
aprender coisas novas eu vou
vai ser uma grande diversão!
(Tomás)

Eu vou para a escola
estou muito ansioso
para com os meus amigos brincar
estou um pouco nervoso.
(Nuno V.)

Cheguei à escola, estou muito feliz!
(Margarida)

À escola vou regressar
muitas coisas aprender
com meus amigos brincar
assim é que é crescer.
(Filipe)

Na segunda feira
vim para a escola
com a mochila às costas
trazia canetas, cadernos e uma cola.
(João S.)

Vou outra vez para a escola
para continuar a aprender
levo lápis, canetas e cola
para todos os trabalhos fazer.
(Pedro Lobão)

Vou para a escola
com a minha sacola
na escola tiro da sacola
uma cola.
(Bárbara Pinto)

Vou para a escola
com mochila, caderno e lápis para pintar
tantos amigos para ver
tanta coisa para aprender.
(Diogo)

Vou para a escola
eu quero ir
com os meus amigos
vou-me divertir.
(Bárbara Macedo)

Eu vou para a escola
a mochila está mais pesada
vou jogar à bola
e vou ganhar mesada.
(Pedro Trinta)

Eu vou para a escola
tenho muito para aprender
na mochila levo uma cola
e contas para fazer.
(Diana)

Eu hoje vou para a escola
estou muito feliz
vou jogar à bola
aquilo que sempre quis.
(Jaime)

Às aulas eu vou regressar
para coisas novas aprender
muito vou estudar
para o erro não acontecer.
(Matilde)

Vou para a escola
aprender coisas interessantes
Na reunião de pais
eles deram-nos dois presentes.
(Lara)

As férias estão a acabar
para os meus amigos ver
a escola a começar
para coisas rever.
(Marta Pinho)


As férias acabaram
começou novo ano escolar
vamos todos aprender
mas temos de trabalhar.
(Tiago)

Eu vou para a escola a saltar
até a brincar tenho que me despachar
se não vou chegar atrasado
queria ir a voar.
(Nuno G.)
Acabou o verão
e a s férias também
com os livros na mão
vou estudar bem.
(Ana)

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Projecto :"Reciclas!

Todos os anos, a Junta de Freguesia de Oliveira do Douro, organiza uma exposição/concurso cujo título é: "Reciclas".
Este ano, o tema é o Capuchinho Vermelho.
Como podem ver pela fotografia, nós e os alunos do 2º ano B, alunos da Prof.ª Nicola, fizemos um Capuchinho Vermelho com diversos materiais: tecidos, rolos de papel higiénico, folhas e cascas das nossas árvores da quinta, jornal, palha, caixas de cartão dos ovos, bolotas, cápsulas do café, sacas de compras...


Como podem ver, ficou muito engraçado, não ficou?



Se quiserem ver o nosso espantalho ao vivo e a cores, podem fazê-lo a partir do dia 2 de Julho de 2011, no Parque da Lavandeira.
Vá lá, apareçam...



São João

Estamos quase a chegar ao S. João.

Para o comemorarmos, inventamos estas quadras.


Ó meu rico S. João
Ó S. João do Porto
Dá-me uma sardinha
E um mangerico que não esteja torto.

Na noite de S. João
Vou para o Porto festejar
Levo um martelo na mão
Para nas cabeças tocar.

Faço-te um convite
Ó meu rico S. João
Que na noite de 23 de junho
Venhas ao Sardão.

Olha o S. João
Com um alho porro na mão
Disse-nos no outro dia
Que gosta do Colégio do Sardão.

Fizeram uma cascata
Os meninos do Sardão
Ficou muito gira
Mas deu um trabalhão.

O S. João
É bom companheiro
Anda no Sardão
E tem muito dinheiro.

Dia Mundial da Criança

Festejamos o Dia Mundial da Criança, no nosso colégio!

Tivemos muitas actividades engraçadas e divertidas: capoeira, futebol, basquetebol e jogos tradicionais.
Fizemos um desenho alusivo a este dia e com ele decoramos uma t´shirt.

Deixamos aqui algunsa registos destas actividades.