segunda-feira, 9 de maio de 2011

2ª semana de maio

Oração


Maria, Senhora da alegria, da Esperança, Senhora da paz.
Nós Te louvamos e Te bendizemos, Mãe de Jesus e nossa Mãe.
Trouxeste Jesus no Teu seio,
para O entregares a cada um de nós como o presente mais lindo
que trazias para todas as pessoas.
Muito obrigada Maria, caminha connosco, ajuda-nos a sermos muito bons,
Dá-nos a Tua bênção, hoje e sempre, Ámen.
Avé Maria…

terça-feira, 3 de maio de 2011

Maio - Mês de Maria

Todos os dias fazemos uma oração.
Durante este mês de maio, rezaremos a Nossa Senhora - Maria , mãe de Jesus.
Fica aqui a oração.

Bom dia Maria! Mãe de Jesus, nossa Mãe…
Tu bem sabes que estamos no mês de Maio, mês das flores. Mas tu, Maria, és a mais linda flor que Deus semeou no coração do mundo.
És a mais linda flor que Deus oferece a cada um de nós.
Por isso, de coração aberto, nos colocamos nas tuas mãos, nossa Mãe.
Olha por nós, cuida de nós,
Abençoa-nos e guarda-nos no Teu amor, hoje e sempre,
Ámen.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

DIA DA MÃE


A minha mãe é...

Um coração... porque faz-me muitos miminhos. (Ana)
Uma fada... porque faz magia e aparecem bolos deliciosos, lá em casa. (Bárbara Pinto)
Uma fada... porque dá-me muitos miminhos. (Bárbara Macedo)
Um sofá... porque é muito fofa e aconchega-me. (Diana)
Um coração... porque dá-me muitos beijinhos e miminhos. (Diogo)
Uma almofada... porque é fofinha como uma almofada. (Francisco)
Um pedaço de algodão... porque é muito fofinha como ele. (Filipe)
Um coração... porque dá-me muitos beijinhos e carinho. (Guilherme)
Uma almofada ... porque é quentinha e fofinha como uma almofada. (Jaime)
Uma almofada... porque é muito fofinha e aconchegante. (João R.)
Uma almofada... porque é muito fofinha. (João S.)
Uma borboleta ... porque é fofinha. (Lara)
Uma fada... porque é mágica. (Margarida)
Uma fada... porque faz-me muitos miminhos. (Marta Tavares)
Um pedaço de algodão doce ... porque também é doce.  (Marta Pinho)
Uma princesa dos animais... porque gosta e cuida muito bem dos animais. (Matilde)
Uma flor... porque também é muito bonita. (Nuno Ventura)
Um cobertor... porque é fofinha e quentinha. (Nuno Gonçalves)
Uma fada... porque é muito fofinha.  (Pedro Castanheira)
Um coração... porque dá-me muito amor.  (Pedro Trinta)
Uma flor... porque cheira bem. (Pedro Lobão)
Um cobertor... porque é quentinha.  (Tiago)
Uma flor... porque cheira muito bem. (Tomás)


FELIZ DIA, MAMÃ!

Não há mãe melhor que a minha
Sinto-a no coração
Por mais amigos que tenha
Ela está sempre à mão.
Levas-me sempre à escola
Fazes a minha comida
Reparas com atenção
Se tenho a roupa vestida.
Mesmo se estás cansada
Tens sempre tempo p`ra mim
São carinhos e beijinhos
Eu quero-te só p`ra mim.

Não há, há, há
Mãe melhor que a minha
Mãe melhor que a minha
Mãe melhor que a minha.

(Música do Rui Veloso: "Nâo há estrelas no céu!")







Ervário!

No último dia de aulas, vieram à nossa sala os pais da Lara para fazerem connosco um érvário.
Assim, deram-nos um saco plástico e lá fomos para a quinta pesquisar.
Recolhemos as folhas que nos indicaram e, depois na sala, com a sua ajuda construímos um ervário!
Obrigada aos pais da Lara por esta atividade. Gostamos muito!











CELEBRAÇÃO DE RAMOS

Na quinta do Colégio fizemos a Celebração de Ramos.
Tivemos a ajuda do Sr. Padre João e a presença de alguns pais.
Foi muito bonita!
No final, entregamos uma flor aos nossos padrinhos e recebemos um coelhinho com amêndoas, dado por eles.










NOVIDADES...

Olá!  Hoje, colocamos aqui mais algumas novidades do que temos andado a fazer.


DIA DA ÁGUA

Para comemorar o Dia da Água fizemos uma atividade muito interessante com o apoio da CEAR - Centro de Educação Ambiental das Ribeiras de Gaia .
Obrigado por nos terem  proporcionado um momento muito agradável.






DIA DA CIÊNCIA

Para comemorarmos o Dia da Ciência, realizamos algumas experiências com ovos.
Foi muito engraçado.
Se quiserem, experimentem.

Experiência 1



Colocar um ovo cru num frasco. Enchê-lo até meio com água e deitar pózinhos de perlimpimpim (sal). Fazer umas cóciguinhas (mexer muito bem com uma colher) e verificar o que acontece. ..
ELE CONSEGUE BOIAR!!!

Experiência 2

Colocar um ovo cru num frasco. Cobri-lo com vinagre e um pouco de coca-cola.
Esperar 24h e ver o que acontece....
O OVO FICA NU!!!!!






PÁSCOA

Esta Páscoa pintamos uns ovos em cartolina, com uma técnica muito engraçada.
Numa meia de senhora, colocamos arroz...
Numa tina, colocamos várias tintas...
Depois foi só diversão...







ASSEMBLEIA DE ESCOLA


No passado dia 6 de abril, fizemos uma Assembleia de Escola, onde os nossos Guerreiros do Ambiente tomaram posse do seu cargo. Foi um acontecimento muito importante.
Terminamos a Assembleia cantando o Hino do Colégio.
Diana - Guerreira do Ruído
João S. - Guerreiro do Ruído













Diogo - Guerreiro da Energia
Jaime - Guerreiro da Energia












Ana - Guerreira dos Resíduos

Nuno V. - Guerreiro dos Resíduos










Mariana - Guerreira da Água
Nuno G. - Guerreiro da Água

domingo, 3 de abril de 2011

Dia da Árvore

Neste dia, fomos plantar um pinheiro manso, na mata do nosso colégio.
O nosso jardineiro ajudou-nos. Abriu um buraco, colocamos lá o pinheiro, cobrimos com terra e regamos.
Agora, todos os dias vamos ver como ele cresce.






A viagem da sementinha!




Esta foi a história que a nossa capitã Susana nos contou. É muito engraçada. Fica aqui para verem.

As plantas!

Começamos a estudar as plantas.
Ouvimos uma história, fizemos exercícios no nosso livro e até fizemos experiências: a germinação do feijão e do milho.
Aqui ficam as fotografias.






GERMINAÇÃO DO MILHO







GERMINAÇÃO DO FEIJÃO


Estamos ansiosos por ver o que vai acontecer....
Passem por cá noutro dia para verem se temos mais novidades.