Sabem que hoje é o Dia Mundial da Música?!
A data foi instituída em 1975 pelo International Music Council, uma instituição fundada em 1949 pela UNESCO, que agrega vários organismos e individualidades do mundo da música.
A celebração deste dia tem como objetivos promover a arte musical em todos os setores da sociedade; divulgar a diversidade musical; e a aplicação dos ideais da UNESCO como a paz e amizade entre as pessoas, evolução das culturas e troca de experiências.
A música é uma forma de arte que transcende a linguagem. (Herbie Hancock)
Hoje comemoramos, duma forma muito especial. Fomos até ao nosso Salão Nobre do Colégio , colegas nossos que frequentam aulas de instrumentos tocaram para nós. Aqui fica alguns desses momentos.
Obrigada aos nossos músicos!
Este blogue pertence ao 4ºano B, do Colégio do Sardão. Pretende ser um portfólio digital de algumas atividades realizadas ao longo deste ano letivo. O nosso email é: susana@colegiodosardao.org
terça-feira, 1 de outubro de 2013
sábado, 28 de setembro de 2013
" DE MIM .... PARA TI ! "
Este ano letivo, temos como tema "Dar e receber...".
Nós, o 4º ano de escolaridade tem como projeto de solidariedade o tema "De mim... para ti !".
Já começamos a implementá-lo.
Durante o mês de setembro, fizemos recolha junto das nossas famílias, de material escolar.
Tudo aquilo que recolhermos, será entregue à Paróquia a que pertence a nossa escola - Oliveira do Douro - para que possam fazer chegar às famílias mais carenciadas.
Aqui ficam os agradecimentos a todos aqueles que nos ajudaram.
Os Incríveis.
Nós, o 4º ano de escolaridade tem como projeto de solidariedade o tema "De mim... para ti !".
Já começamos a implementá-lo.
Durante o mês de setembro, fizemos recolha junto das nossas famílias, de material escolar.
Tudo aquilo que recolhermos, será entregue à Paróquia a que pertence a nossa escola - Oliveira do Douro - para que possam fazer chegar às famílias mais carenciadas.
Aqui ficam os agradecimentos a todos aqueles que nos ajudaram.
Os Incríveis.
quarta-feira, 18 de setembro de 2013
Hora do Conto
Hoje, fomos até à biblioteca do colégio, onde a nossa professora leu-nos a história "O canário da Avó Matilde". Esta história faz parte de um livro intitulado "A Magia dos Contos". Este livro tem algumas histórias, todas elas muito engraçadas e que nos fazem refletir...
Vejam como estávamos atentos.
Obrigado, Avó Matilde, por teres vindo contar-nos uma das histórias deste livro.
Vejam como estávamos atentos.
Obrigado, Avó Matilde, por teres vindo contar-nos uma das histórias deste livro.
terça-feira, 17 de setembro de 2013
Manhã Musical
Hoje, entrámos no colégio e, na portaria, estava um senhor holandês, amigo do prof. Mário, a dar a uma manivela e com isso fazia mágica: de uma caixa mágica saía música.
De tarde, fomos convidados a ir ao salão, ouvir, ver e ficar encantados como que ouvimos e vimos.
Ele tocava realejo.
Sabem o que é um realejo?
Realejo é um instrumento musical que toca uma música predefinida quando se gira uma manivela.
Obrigada, Mário por nos proporcionares o encontro com o Reijnier Klolg e a experiência de OUVIR música tão linda.
De tarde, fomos convidados a ir ao salão, ouvir, ver e ficar encantados como que ouvimos e vimos.
Ele tocava realejo.
Sabem o que é um realejo?
Realejo é um instrumento musical que toca uma música predefinida quando se gira uma manivela.
O realejo é uma espécie de órgão mecânico portátil que tem um ou vários foles, com um teclado.
Funciona por meio de uma manivela a acionar simultaneamente os foles e um cilindro dentado munido de pontas de bronze que abrem as válvulas dos tubos do órgão, para a produção das diferentes notas.
Obrigada, Mário por nos proporcionares o encontro com o Reijnier Klolg e a experiência de OUVIR música tão linda.
segunda-feira, 16 de setembro de 2013
ENTREGA DO ANO
Hoje, fomos à Capela do Colégio entregar a Jesus o nosso novo ano letivo.
Agradecer-lhe tudo o que já aprendemos e pedir que nos ajude a estar mais atentos, concentrados, interessados e curiosos a tudo o que os professores têm para nos dizer ou mostar.
Fica aqui o nosso compromisso.
O tema geral da Congregação das Irmãs Doroteias, para este ano letivo é "Educar pela via do coração e do Amor". Cada Instituição, de acordo com a sua realidade escolheu um tema para trabalhá-lo com toda a Comunidade Educativa: "Dar e receber...". Na nossa sala vamos trabalhá-lo segundo o tema "Um pouco de mim para ti".
Faremos recolha de diversos materiais nossos, em bom estado e, no final de cada mês será entregue na Paróquia, para que "Os Vicentinos", que são um grupo de pessoas que se preocupam com o que falta aos outros, possam fazer a distribuição da nossa recolha pelas famílias mais carenciadas da Paróquia de Oliveira do Douro.
Quem quiser contribuir, este mês (setembro) é material escolar. No próximo mês, vamos fazer recolha de mantas. Caso tenham alguma em casa, ou xailes, ou capas de agasalho, e quiserem partilhar pedíamos que fizessem chegar aos alunos do 4º ano do Colégio do Sardão.
Obrigada.
sexta-feira, 13 de setembro de 2013
Para trabalhar bem, precisamos de...
Depois de refletirmos individualmente e escutarmos os outros, resolvemos que, as:
Regras da Sala de Aula
são:
* colocar o dedo no ar para falar;
* respeitar os professores e colegas;
* estar atento;
* colaborar sempre nos trabalhos;
* ter uma postura correta;
* fazer silêncio;
* sair da sala só com a autorização da
professora;
* ir à
casa de banho só nos intervalos;
* realizar as tarefas escolares individuais
autonomamente;
* ser responsável;
* ser organizado, não deixando o material
espalhado;
* ter um comportamento adequado quando o
professor não está na sala;
* ser pontual;
* ser colaborante.
Assim, comprometemo-nos a cumpri-las.
quinta-feira, 12 de setembro de 2013
Estamos de volta!
Pois é, 12 de setembro, dia de regresso à escola.
Estávamos cheios de saudades dos amigos, das brincadeiras na mata, de aprender...
Aqui estamos nós!
Estávamos cheios de saudades dos amigos, das brincadeiras na mata, de aprender...
Aqui estamos nós!
terça-feira, 27 de agosto de 2013
Quase de regresso...
Olá!
Estamos mesmo quase a regressar!!!!!
Já têm a mochila, os lápis, a régua, o dicionário, os livros... ?
Vamos lá a colocar tudo prontinho, tudo bem encapado e BEM IDENTIFICADO.
Estou cheia de saudades.... :)
Beijinhos!
Susana
Estamos mesmo quase a regressar!!!!!
Já têm a mochila, os lápis, a régua, o dicionário, os livros... ?
Vamos lá a colocar tudo prontinho, tudo bem encapado e BEM IDENTIFICADO.
Estou cheia de saudades.... :)
Beijinhos!
Susana
sexta-feira, 23 de agosto de 2013
FÉRIAS COM SAUDADES !!!!!
Olá, amiguinhos!
Espero que estejam a ter umas férias repousantes.
No entanto, também a recuperar forças para iniciar um novo ano letivo - 4º ano de escolaridade.
Estou também a repousar para que, em setembro, possa continuar convosco, a viagem que iniciámos há 3 anos.
Estão prontos para novas histórias, novas aventuras, novos desafios?
Então, até setembro!
Beijinhos com saudades!
Susana
Espero que estejam a ter umas férias repousantes.
No entanto, também a recuperar forças para iniciar um novo ano letivo - 4º ano de escolaridade.
Estou também a repousar para que, em setembro, possa continuar convosco, a viagem que iniciámos há 3 anos.
Estão prontos para novas histórias, novas aventuras, novos desafios?
Então, até setembro!
Beijinhos com saudades!
Susana
Subscrever:
Mensagens (Atom)





.jpg)