Hoje, o Francisco deu-nos a conhecer quem é Álvaro Magalhães.
Ficamos a saber que é um escritor de literatura infantil, que nasceu no Porto, no dia 14 de março de 1951.
Escreveu já muitos livros, entre eles:
* "A menina curiosa";
* "Sete dias e sete noites";
* "O rei lagarto";
* "Maldita Matemática";
* "O homem que não queria sonhar e outras histórias";
* "O Senhor do seu nariz e outras histórias"...
No fim da sua apresentação, o Francisco ofereceu a cada aluno a informação pesquisada.
Obrigado, Francisco!
Este blogue pertence ao 4ºano B, do Colégio do Sardão. Pretende ser um portfólio digital de algumas atividades realizadas ao longo deste ano letivo. O nosso email é: susana@colegiodosardao.org
terça-feira, 20 de novembro de 2012
segunda-feira, 19 de novembro de 2012
ADVENTO
Iniciámos o tempo do ADVENTO, no nosso colégio.
Juntos com os nossos amigos do 3ºA e, na Mediateca, a Irmã Anabela explicou-nos o que é o Advento e qual a caminhada que vamos fazer, durante estas 4 semanas que faltam até às férias de Natal.
Juntos com os nossos amigos do 3ºA e, na Mediateca, a Irmã Anabela explicou-nos o que é o Advento e qual a caminhada que vamos fazer, durante estas 4 semanas que faltam até às férias de Natal.
sexta-feira, 16 de novembro de 2012
A nossa função de relação
Há situações que nos põem tristes e nos fazem chorar; outras situações agradam-nos e, por vezes, temos vontade de rir; há ainda momentos em que ficamos assustados e temos medo.
Com o nosso corpo podemos expressar-nos e comunicar com outras pessoas usando a linguagem falada, os gestos, as carícias e o olhar.
Para nos conhecermos melhor e sermos mais seres em relação, a Susana fez um jogo connosco chamado "Gostarzinho".
Foi muito bom. Ficamos a conhecer melhor cada um por dentro.
Aproveito esta notícia para convidar-vos a visistar o "Lugar dos Afetos".
Para o visitar virtualmente cliquem no link:
http://www.lugardosafectos.pt/
Com o nosso corpo podemos expressar-nos e comunicar com outras pessoas usando a linguagem falada, os gestos, as carícias e o olhar.
Para nos conhecermos melhor e sermos mais seres em relação, a Susana fez um jogo connosco chamado "Gostarzinho".
Foi muito bom. Ficamos a conhecer melhor cada um por dentro.
Aproveito esta notícia para convidar-vos a visistar o "Lugar dos Afetos".
Para o visitar virtualmente cliquem no link:
http://www.lugardosafectos.pt/
sexta-feira, 9 de novembro de 2012
Magusto
Este ano foi mais divertido. Fizemos reutilização de material já usado.
Com folhas de jornal fizemos cartuchos para colocar as castanhas e oferemos a todas as turmas do 1º ciclo do colégio e dramatizamos a história adaptada "Maria Castanha" para os nossos amigos do 3º Ano A. Esperamos que tenham gostado.
Ora vejam como foi...
Deixamos aqui a história completa "Maria Castanha".
Com folhas de jornal fizemos cartuchos para colocar as castanhas e oferemos a todas as turmas do 1º ciclo do colégio e dramatizamos a história adaptada "Maria Castanha" para os nossos amigos do 3º Ano A. Esperamos que tenham gostado.
Ora vejam como foi...
Deixamos aqui a história completa "Maria Castanha".
quarta-feira, 7 de novembro de 2012
Parabéns, ao Colégio!
Pois é, o nosso Colégio foi seleccionado como ECO ESCOLA.
Hoje, como é Dia Internacional das Eco Escolas, trouxemos uma t´shirt verde usada e nela escrevemos "Save the Planet" e fizemos um desenho alusivo ao tema.
Hoje, como é Dia Internacional das Eco Escolas, trouxemos uma t´shirt verde usada e nela escrevemos "Save the Planet" e fizemos um desenho alusivo ao tema.
De tarde, fizemos uma Assembleia de Escola, para refletirmos sobre os cuidados a ter para que a nossa escola continue a ser uma Eco Escola.
Por fim, os delegados e subdelegados foram, à portaria, içar a bandeira da Eco Escola e cantou-se o Hino do Colégio!
AULA ONLINE
Hoje, fizemos uma surpresa aos nossos pais! A Susana deu a aula sobre o Aparelho Reprodutor online.
Tivemos muitos pais a assistir.
Muito obrigado.
Para quem não conseguiu ver, deixamos aqui o link para que possam aceder.
Beijinhos.
Até à próxima!
Tivemos muitos pais a assistir.
Muito obrigado.
Para quem não conseguiu ver, deixamos aqui o link para que possam aceder.
Beijinhos.
Até à próxima!
quarta-feira, 31 de outubro de 2012
1.2.esquerdo, direito...
Hoje, a Susana veio ver a nossa aula de Educação Física, com a Prof. Poli.
Fartou-se de se divertir, pois dizia que parecíamos os recrutas de polícias de um filme que já deu, há muito tempo, na televisão "Academia de polícias".
Vejam lá se também ficam divertidos como estava a Susana...
Fartou-se de se divertir, pois dizia que parecíamos os recrutas de polícias de um filme que já deu, há muito tempo, na televisão "Academia de polícias".
Vejam lá se também ficam divertidos como estava a Susana...
terça-feira, 30 de outubro de 2012
Halloween
Hoje, comemoramos o Halloween, na nossa sala.
Tivemos algumas surpresas: a Susana leu e dramatizou, com uma boneca - marioneta a história "Uma bruxa especial!"
Depois, a Bárbara Macedo trouxe-nos este filme/canção.
Aprendam, pos é muito engraçada e divertida.
Fizemos uma aranha com garrafas de plástico.
E, no fim do dia, a nossa amiga Diana, ofereceu-nos os rebuçados que faziam de cabelo, na abóbora que, com os seus pais trabalharam em casa e ofereceram à turma, para comemorarmos o Halloween.
A eles, muito obrigado.
Foi um dia muito divertido!
segunda-feira, 29 de outubro de 2012
SINÓNIMOS / ANTÓNIMOS
Hoje, estivemos a rever o que são Sinónimos e Antónimos.
Com este tema, brincamos com as palavras e saiu isto...
Eu vi um carro tão velho, tão velho, tão velho, que quando alguém andava nele, o carro destruía-se todo.
(Ana)
Eu conheço uma nuvem tão triste, tão triste, tão triste, que está sempre a chorar, por isso está sempre a chover.
(Bárbara Pinto)
Tenho uma bota tão grande, tão grande, tão grande, que à noite tenho de dormir com os pés de fora.
(Bárbara Macedo)
Era uma vez uma chita tão forte, tão forte, tão forte, que vencia um leão num torneio de boxe.
(Diana)
Uma senhora tem uma voz tão fina, tão fina, tão fina, que quando fala parte os vidros de toda a casa.
(Diogo)
Tinha um gato tão feio, tão feio, tão feio que quando o via desmaiava.
(Francisco)
Era uma cobra tão fina e grande, tão fina e grande, tão fina e grande, que era do tamanho do intestino delgado todo esticado.
(Filipe)
Conheço um exercício tão difícil, tão difícil, tão difícil, que nenhuma professora consegue resolver.
(Jaime)
Eu vi um animal tão gordo, tão gordo, tão gordo, que quando estava a dormir quase rebentava.
(João Ribeiro)
Era um elefante com tanta sede, tanta sede, tanta sede, que quando viu uma torneira engoliu a água e a torneira.
(João Sousa)
Era uma canção tão barulhenta, tão barulhenta, tão barulhenta, que todas as pessoas ficavam surdas.
(Lara)
Eu vi uma árvore tão larga, tão larga, tão larga, que eu não conseguia passar.
(Margarida)
Conheço um sapo tão gordo, tão gordo, tão gordo, que ocupa metade do mundo.
(Marta Tavares)
Vi um cão tão grande, tão grande, tão grande que até os cegos o viam bem.
(Marta Pinho)
Conheço uma cadeira tão grande, tão grande, tão grande, que até o mundo se pode nela sentar.
(Nuno Ventura)
Era uma vez um hipopótamo chamado Serafim, tão ranhoso, tão ranhoso, tão ranhoso, que um dia fez uma bolha de ranho.
(Nuno Gonçalves)
Eu vi um carro tão grande, tão grande, tão grande, que quando ia a fazer as curvas, o condutor ficava tonto.
(Pedro Castanheira)
Havia um livro tão velho, tão velho, tão velho, que até parecia transparente.
(Pedro Trinta)
Era um vitelo tão magro, tão magro, tão magro, que até se viam as costelas.
(Pedro Lobão)
Eu vi um tigre tão magro, tão magro, tão magro, que parecia um palito.
(Tiago)
Eu vi um chapéu tão feio, tão feio, tão feio, que as pessoas quando o viam fugiam à velocidade da luz.
(Tomás)
Tenho um carro tão destruído, tão destruído, tão destruído, que não dá para andar. (Diogo Rego)
Era uma flor tão bonita, tão bonita, tão bonita, que quando as pessoas olhavam para ela começavam a cantar.
(Carolina)
Era um mar tão mal cheiroso, tão mal cheiroso, tão mal cheiroso, que quando as pessoas entravam ficavam entoxicadas.
(Pedro Vieira)
Com este tema, brincamos com as palavras e saiu isto...
Eu vi um carro tão velho, tão velho, tão velho, que quando alguém andava nele, o carro destruía-se todo.
(Ana)
Eu conheço uma nuvem tão triste, tão triste, tão triste, que está sempre a chorar, por isso está sempre a chover.
(Bárbara Pinto)
Tenho uma bota tão grande, tão grande, tão grande, que à noite tenho de dormir com os pés de fora.
(Bárbara Macedo)
Era uma vez uma chita tão forte, tão forte, tão forte, que vencia um leão num torneio de boxe.
(Diana)
Uma senhora tem uma voz tão fina, tão fina, tão fina, que quando fala parte os vidros de toda a casa.
(Diogo)
Tinha um gato tão feio, tão feio, tão feio que quando o via desmaiava.
(Francisco)
Era uma cobra tão fina e grande, tão fina e grande, tão fina e grande, que era do tamanho do intestino delgado todo esticado.
(Filipe)
Conheço um exercício tão difícil, tão difícil, tão difícil, que nenhuma professora consegue resolver.
(Jaime)
Eu vi um animal tão gordo, tão gordo, tão gordo, que quando estava a dormir quase rebentava.
(João Ribeiro)
Era um elefante com tanta sede, tanta sede, tanta sede, que quando viu uma torneira engoliu a água e a torneira.
(João Sousa)
Era uma canção tão barulhenta, tão barulhenta, tão barulhenta, que todas as pessoas ficavam surdas.
(Lara)
Eu vi uma árvore tão larga, tão larga, tão larga, que eu não conseguia passar.
(Margarida)
Conheço um sapo tão gordo, tão gordo, tão gordo, que ocupa metade do mundo.
(Marta Tavares)
Vi um cão tão grande, tão grande, tão grande que até os cegos o viam bem.
(Marta Pinho)
Conheço uma cadeira tão grande, tão grande, tão grande, que até o mundo se pode nela sentar.
(Nuno Ventura)
Era uma vez um hipopótamo chamado Serafim, tão ranhoso, tão ranhoso, tão ranhoso, que um dia fez uma bolha de ranho.
(Nuno Gonçalves)
Eu vi um carro tão grande, tão grande, tão grande, que quando ia a fazer as curvas, o condutor ficava tonto.
(Pedro Castanheira)
Havia um livro tão velho, tão velho, tão velho, que até parecia transparente.
(Pedro Trinta)
Era um vitelo tão magro, tão magro, tão magro, que até se viam as costelas.
(Pedro Lobão)
Eu vi um tigre tão magro, tão magro, tão magro, que parecia um palito.
(Tiago)
Eu vi um chapéu tão feio, tão feio, tão feio, que as pessoas quando o viam fugiam à velocidade da luz.
(Tomás)
Tenho um carro tão destruído, tão destruído, tão destruído, que não dá para andar. (Diogo Rego)
Era uma flor tão bonita, tão bonita, tão bonita, que quando as pessoas olhavam para ela começavam a cantar.
(Carolina)
Era um mar tão mal cheiroso, tão mal cheiroso, tão mal cheiroso, que quando as pessoas entravam ficavam entoxicadas.
(Pedro Vieira)
terça-feira, 23 de outubro de 2012
Flauta de Bisel
Hoje, iniciamos a aprendizagem da Flauta de Bisel, com o Professor de Música - Prof. Mário.
Fica aqui a 1ª lição.
Em casa, iremos estudar bem, para que, cada vez mais sejamos capazes de tocar, cada vez melhor, Flauta de Bisel.
Se quiserem sigam-nos todas as semanas.
Até Lá!
Fica aqui a 1ª lição.
Em casa, iremos estudar bem, para que, cada vez mais sejamos capazes de tocar, cada vez melhor, Flauta de Bisel.
Se quiserem sigam-nos todas as semanas.
Até Lá!
Subscrever:
Mensagens (Atom)