segunda-feira, 8 de outubro de 2012

LENDAS DE PORTUGAL

Com a ajuda dos nossos pais, neste fim de semana comprido, estivemos a pesquisar as lendas que existem sobre o distrito que calhou a cada um.
Assim, hoje apresentamo-las à turma.
A Susana fotografou-nos.
Quanto às lendas, faremos um livro e ofertaremos à biblioteca da escola, para que outras crianças como nós, possam aprender sempre cada vez mais.


quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Viva a República!

Implantação da República

Amanhã comemoraremos os 102 anos da República.
Hoje, na sala de aula, a Susana explicou-nos o que aconteceu nessa altura.
Ora vejam:





Lendas de Portugal



Começamos a descobrir que Portugal tem várias lendas.
Estas lendas, estão divididas pelos distritos que o constituem.
Hoje, a Lara deu-nos a conhecer a Lenda de VIANA DO CASTELO.
Querem conhecê-la?
Então ouçam...

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Mais uma descoberta!!!!

Hoje, ficamos a conhecer mais uma escritora: Isabel Alçada.
Foi-nos apresentada pelo João Ribeiro.




Ficamos a saber que nasceu em Lisboa e tirou o curso de Filosofia.
Juntamente com Ana Maria Magalhães, iniciaram a escrita da famosa coleção "Uma aventura" em 1982.
Foi Ministra da Educação entre 2009 e 2011.

Obrigado, João.

Que grandes músicos nos saímos!....

Hoje, começamos muito bem a aula de Educação e Expressão Musical. Alguns amigos e o Mário tocaram os "Parabéns" ao Diogo, que hoje faz 8 anos!!! :)


Depois, foi a vez de experimentarmos tocar alguns instrumentos de percussão.




À descoberta de escritores...

Este ano, um mini projeto de sala é conhecer escritores de Literatura Infantil.
Assim, depois de lermos um excerto do livro " Os primos e a Fada Atarantada" começamos a nossa investigação.
A 1ª escritora a conhecermos foi Ana Maria Magalhães...
O investigador foi o Nuno Ventura, que nos deu a conhecer tão famosa escritora.
Desta forma, ficamos a saber que é lisboeta, professora e, o 1º livro editado da coleção "Uma aventura" foi "Uma aventura na cidade". Faremos um cantinho dos escritores, com a informação que pesquisaremos.
Fica aqui o registo do trabalho do Nuno.
Obrigado.





Além desse cantinho, com toda a informaçao que iremos recolher sobre os escritores, faremos um livro para consulta, que ofereceremos à Biblioteca do colégio.
 

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Quem sou?

Olá!

Somos os alunos do 3º B do Colégio do Sardão.
A nossa escola fica situada, na freguesia de Oliveira do Douro, concelho de Vila Nova de Gaia, pertencente ao distrito do Porto.

Em Portugal, os cidadãos possuem documentos que prova a sua naturalidade e nacionalidade.
Esses documentos são: Boletim de Nascimento, Bilhete de Identidade, Cartão de Cidadão, Passaporte e Carta de Condução.

Estivemos a fazer um levantamento de que documentos eramos possuidores e até transformamos esses dados em gráfico de barras.

Foi muito divertido.



sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Andamos a conhecer o nosso país...

Durante esta semana, descobrimos que o nosso País está dividido administrativamente em 18 distritos.
Estes distritos, por sua vez estão divididos em concelhos e estes, por fim em freguesias.
Assim, ficamos a saber que a nossa escola fica situada no distrito do Porto, concelho de Vila Nova de Gaia, freguesia de Oliveira do Douro.
Fizemos um trabalho sobre este tema e colocamos no placard, para que não nos esqueçamos.
Ora vejam...

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Chegou o Outono!

Pois é, chegou o outono com as suas primeiras chuvas e o vento.
Entrou no dia 22 de setembro, sábado.
Para o comemorarmos, na 6ª feira, fizemos marmelada.
Deixamos aqui o video desta atividade. Vejam como estava bonita..... e muuuuuiiiiiiitttttooooo  boa!

 
 
Deixamos aqui a receita, para que em casa possam também fazer marmelada e deliciarem-se.
 
 
Marmelada de Marmelo
 
 
Ingredientes:
 
2kg de marmelos (descascados e descaroçados)
2Kg de açúcar branco
2 dl de água
 
Preparação:
 
Depois de descascar e retirar os caroços dos marmelos, lave-os muito bem e coloque-os a cozer com o açúcar e água, cerca de 30 minutos.
Retire do lume e desfaça tudo com a varinha mágica (se quiser que fique mais fina, pode passar pelo passe-vite).
Deite em tigelas, deixe arrefecer, cubra com papel vegetal e está pronta para comer.
 
Bom apetite!