Olé!
Julgavam que tínhamos desistido?!
Nããããooooo..é que tem sido um mês com muito trabalho!!!!
Pois é, tivemos muitas atividades. Querem saber quais foram?
Aqui vai...
Atividade com a Enfermeira Natércia- mãe da Diana
VACINAÇÃO
No dia 14 de novembro, veio a mãe da Diana, que é enfermeira falar-nos da importância da vacinação.
Ficamos a saber que:
* as vacinas são muito importantes, pois protegem-nos das doenças;
* existe um plano nacional de (P.N.V.), que é organizado pelo Ministério da Saúde;
* podemos vacinar-nos no Centro de Saúde da nossa residência;
* as vacinas que tomamos registam-se no Boletim Individual de Saúde.
E vocês, têm o vosso boletim em dia?????
Atividade com a Sandra- mãe da Matilde
Workshop de Chocolate
No dia 18 de novembro, tivemos uma manhã muito doce!!!!!!!
A Sandra, mãe da Matilde, veio à nossa sala ensinar-nos a fazer, imaginem só....... Chupas chupas de chocolate negro e branco.
Explicou-nos a origem do chocolate e qual o que faz menos mal.
Depois, foi só "pôr mãos à obra" e ....
Ficaram deliciosos!!!
Kiko, o dentinho de leite
Ester mês foi mesmo especial!!!!
vejambem que até tivemos connosco a escritora Manuela Mota Ribeiro que contou-nos a hist´ria "Kiko, o dentinho de leite", eecrito por ela.
Foi mesmo muito divertido.
Vejam alguns registos.
http://www.myspace.com/kikoodentinhodeleite
Obrigado, Manuela.
Ficamos ansiosos à espera que venhas contar-nos outra das tuas histórias.
RODA DOS ALIMENTOS
Começamos a aprender que ter uma alimentção saudável é ter uma alimentação variada.
Por isso, e para percebermos melhor na nossa sala, construímos uma Roda dos Alimentos verdadeira.
Vejam as fotos...
AS NOSSAS PENCAS
Não é que, para nossa surpresa, as pencas cresceram muuuuuiiiiiittttooo.
Resolvemos então, tirá-las e levamos para casa.
Uns fizeram sopa, outros congelaram-na para comer com o bacalhau, no Natal.
SOPA DA AVÓ
Foi, com enorme prazer, que no dia 25 de novembro, recebemos as nossas avós, na nossa sala, para em conjunto fazermos uma sopa- Sopa da Avó.
Estivemos todos muito divertidos: avós e nertos.
Agradecemos a presença a todas .
Beijinhos para vocês.
Este blogue pertence ao 4ºano B, do Colégio do Sardão. Pretende ser um portfólio digital de algumas atividades realizadas ao longo deste ano letivo. O nosso email é: susana@colegiodosardao.org
sexta-feira, 25 de novembro de 2011
sábado, 12 de novembro de 2011
Magusto na escola!
Estamos zangados com o S. Pedro:) ...
Então não é que choveu e não fizemos o nosso magusto na mata do colégio?!
Pois foi, mas as professoras resolveram a questão. Juntámo-nos com os alunos do 2º ano A, vimos e dramatizamos a Lenda de S. Martinho,
http://youtu.be/ZNTTfIy8T7o
assistimos ao filme "A Maria Castanha"
http://youtu.be/YiLFc9SCuyk
e no fim, aprendemos uma canção.
http://youtu.be/gUDfoEpdIME
Foi divertido, mas não tanto como se fosse lá fora:(.
Então não é que choveu e não fizemos o nosso magusto na mata do colégio?!
Pois foi, mas as professoras resolveram a questão. Juntámo-nos com os alunos do 2º ano A, vimos e dramatizamos a Lenda de S. Martinho,
http://youtu.be/ZNTTfIy8T7o
assistimos ao filme "A Maria Castanha"
http://youtu.be/YiLFc9SCuyk
e no fim, aprendemos uma canção.
http://youtu.be/gUDfoEpdIME
Foi divertido, mas não tanto como se fosse lá fora:(.
sexta-feira, 4 de novembro de 2011
Dentinhos bem lavados!
Hoje, o nosso amigo Nuno Gonçalves, trouxe à nossa sala uma amiga. Chama-se Drª Arminda e é dentista.
Como estamos a aprender a cuidar do nosso corpo, a Drª Arminda, ensinou-nos como e quando devemos lavar os dentes.
Depois, esteve a ver os nossos dentinhos e descobrimos que quase todos temos os dentes impecáveis.
Obrigada, Drª Arminda por ter vindo à nossa sala.
Por fim, aprendemos a canção " Como escovar os dentes". Querem também aprendê-la?
Aqui vai...
http://youtu.be/nl_dTKfbgAc
Depois a Susana mostrou-nos este vídeo muito engraçado.
http://youtu.be/IpFFJBG2Wxo
Agora, sim. Já estamos preparados para os dentes definitivos!
Como estamos a aprender a cuidar do nosso corpo, a Drª Arminda, ensinou-nos como e quando devemos lavar os dentes.
Depois, esteve a ver os nossos dentinhos e descobrimos que quase todos temos os dentes impecáveis.
Obrigada, Drª Arminda por ter vindo à nossa sala.
Por fim, aprendemos a canção " Como escovar os dentes". Querem também aprendê-la?
Aqui vai...
http://youtu.be/nl_dTKfbgAc
Depois a Susana mostrou-nos este vídeo muito engraçado.
http://youtu.be/IpFFJBG2Wxo
Agora, sim. Já estamos preparados para os dentes definitivos!
As nossas pencas!!!!
Olá!
As nossas pencas estão crescidas!!!!!!!
Fomos regá-las e tiramos as ervas daninhas.
Estamos ansiosos por apanhá-las e comê-las!
Nham, nham...
As nossas pencas estão crescidas!!!!!!!
Fomos regá-las e tiramos as ervas daninhas.
Estamos ansiosos por apanhá-las e comê-las!
Nham, nham...
Dia da Alimentação
No passado mês de Outubro, comemoramos ao Dia da Alimentação, fazendo a "Festa do Leite".
Assim, tornamo-nos amigos do Super X e da sua equipa.
Aprendemos que o leite é muito importante, assim como termos uma alimentação variada.
Ficam aqui, registos de alguns momentos...
Banda Desenhada
Olá!
Este fim de semana foi comprido e com os nossos pais, no projeto "30 minutos contigo",divertimo-nos muito a fazer Bandas Desenhadas.
Para vocês se deliciarem também, resolvemos colocá-las aqui, no nosso blogue.
Divirtam-se!

Mariana

João Ribeiro
Este fim de semana foi comprido e com os nossos pais, no projeto "30 minutos contigo",divertimo-nos muito a fazer Bandas Desenhadas.
Para vocês se deliciarem também, resolvemos colocá-las aqui, no nosso blogue.
Divirtam-se!

Mariana

João Ribeiro
Matilde
Nuno Ventura
Pedro Lobão
Nuno Gonçalves
Jaime
Diogo
Bárbara Macedo
quinta-feira, 20 de outubro de 2011
Os 5 sentidos!!!
Esta semana, andámos a descobrir os sentidos do nosso corpo. Fizemos muitas experiências.
A que mais gostamos foi relativa ao paladar.... Imaginem que fizemos Pizza de Chocolate! Huummmmm. Estava mesmo boa.
Também ouvimos uma história muito interessante e resolvemos partilhá-la convosco.
http://youtu.be/VnTaSELx2I0
Deixamos aqui um recado:
Sem os nossos 5 sentidos, não conhecíamos tudo o que nos rodeia. Por isso, é muito importante cuidar muito bem dos órgãos dos sentidos: olhos, pele, língua, ouvidos e nariz.
A que mais gostamos foi relativa ao paladar.... Imaginem que fizemos Pizza de Chocolate! Huummmmm. Estava mesmo boa.
Também ouvimos uma história muito interessante e resolvemos partilhá-la convosco.
http://youtu.be/VnTaSELx2I0
Deixamos aqui um recado:
Sem os nossos 5 sentidos, não conhecíamos tudo o que nos rodeia. Por isso, é muito importante cuidar muito bem dos órgãos dos sentidos: olhos, pele, língua, ouvidos e nariz.
quinta-feira, 13 de outubro de 2011
"Galocheira"
Este ano, a Susana propôs fazermos uma horta.
Foram os nossos pais que "puseram mãos à horta" primeiro... plantaram pencas!!!!!
Já comprámos as nossas galochas e temos ido lá regá-
-las. As pencas estão um espanto:)!
Mas, estamos com um problema..... Não temos onde guardar as nossa galochas. Precisamos de uma "galocheira".
Para tal, e como o nossso projecto de escola é continuar a preservar o ambiente, pesquisámos, pensámos, "cuscámos" e......surgiu uma ideia!
Querem saber qual é?
Têm que esperar um pouco.
Entretanto, aprendam também esta canção.
http://youtu.be/UpcTcRPOSDI
Não deixem de visitar o nosso blogue, pois por estes dias, teremos novidades!
Até breve!!!!
Foram os nossos pais que "puseram mãos à horta" primeiro... plantaram pencas!!!!!
Já comprámos as nossas galochas e temos ido lá regá-
-las. As pencas estão um espanto:)!
Mas, estamos com um problema..... Não temos onde guardar as nossa galochas. Precisamos de uma "galocheira".
Para tal, e como o nossso projecto de escola é continuar a preservar o ambiente, pesquisámos, pensámos, "cuscámos" e......surgiu uma ideia!
Querem saber qual é?
Têm que esperar um pouco.
Entretanto, aprendam também esta canção.
http://youtu.be/UpcTcRPOSDI
Não deixem de visitar o nosso blogue, pois por estes dias, teremos novidades!
Até breve!!!!
Provérbios Tradicionais Portugueses
Olá!
Esta semana estivemos a estudar o que são Provérbios.
Vocês sabem o que são?
Em abril águas mil.(Tiago)
Quem te avisa, teu amigo é. (Bárbara M.)
Não há sábado sem sol, domingo sem missa nem segunda sem preguiça. (Marta P.)
Em casa de ferreiro, espeto de pau. (Matilde)
Devagar se vai ao longe. (Marta T.)

Quem semeia bom grão terá bom pão. (Pedro T.)

Quem tudo quer, tudo perde. (Mariana)
Ladrão que rouba ladrão, tem cem anos de perdão. (Diogo)
Gato escaldado de água fria tem medo.(Francisco)
Quem canta seu mal espanta. (Nuno G.)
Água mole em pedra dura tanto bate até que fura. (Tomás)
Deitar cedo e cedo erguer, dá saúde e faz crescer. (Filipe)
Zagam-se as comadres, descobrem-se as verdades. (Diana)
Muito riso, pouco juízo. (Joã R.)
Mais vale um pássaro na mão de que dois a voar. (Pedro L.)
A galinha da vizinha é sempre melhor do que a minha. (João S.)
Sol e chuva, casamento de viúva. (Bárbara P.)
Gato miador, não é bom caçador. (Jaime)
Amor com amor se paga. (Nuno V.)
Esta semana estivemos a estudar o que são Provérbios.
Vocês sabem o que são?
Provérbios são ditos populares (frases e expressões) que transmitem conhecimentos comuns sobre a vida.
Andam na boca das pessoas há muito tempo e fazem parte da tradição popular portuguesa, que deve ser preservada.
Como tal, perguntamos aos nossos familiares se conheciam alguns provérbios. Qual não foi o nosso espanto, conseguimos descobrir estes todos....!!!!!
De pequenino se torce o pepino. (Lara)
Em abril águas mil.(Tiago)
Quem te avisa, teu amigo é. (Bárbara M.)
Não há sábado sem sol, domingo sem missa nem segunda sem preguiça. (Marta P.)
Em casa de ferreiro, espeto de pau. (Matilde)
Devagar se vai ao longe. (Marta T.)

Quem semeia bom grão terá bom pão. (Pedro T.)

Quem tudo quer, tudo perde. (Mariana)
Ladrão que rouba ladrão, tem cem anos de perdão. (Diogo)
Gato escaldado de água fria tem medo.(Francisco)
Quem canta seu mal espanta. (Nuno G.)
Água mole em pedra dura tanto bate até que fura. (Tomás)
Deitar cedo e cedo erguer, dá saúde e faz crescer. (Filipe)
Zagam-se as comadres, descobrem-se as verdades. (Diana)
Muito riso, pouco juízo. (Joã R.)
Mais vale um pássaro na mão de que dois a voar. (Pedro L.)
A galinha da vizinha é sempre melhor do que a minha. (João S.)
Sol e chuva, casamento de viúva. (Bárbara P.)
Gato miador, não é bom caçador. (Jaime)
Amor com amor se paga. (Nuno V.)
Subscrever:
Mensagens (Atom)






































