segunda-feira, 26 de setembro de 2011

A hora do meu nascimento!

Em matemática, estamos a estudar as horas.
Num relógio, marcamos a hora do nosso nascimento e, com todos os relógios, fizemos um placard.
Fica aqui uma foto.

Coisas de bebé!!!

Este ano a matéria é muito engraçada. Vejam lá que andamos a falar sobre quando nós eramos bebés: a data e local de nascimento, quando nasceu o primeiro dente, quando demos os primeiros passos, quando dissemos "Mamã"...
De acordo com este tema troxemos para a escola um objecto ou foto de quando eramos bebés.
O placard ficou um encanto!
Ora vejam...

Celebração de Entrega do Ano

No dia 14 de setembro, juntamo-nos na Capela do Colégio para entregar a Jesus e a Maria, este ano letivo 2011-2012.
Pedimos muito juízo, capacidade para estarmos atentos e sermos muito trabalhadores e agradecemos tudo aquilo que nos dá.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Horta Pedagógica

Qual não foi o nosso espanto, quando chegamos à escola, na 3ª feira de manhã, e a Susana disse-nos que os nossos pais tinham deixado uma surpresa para nós. Ficamos logo todos entusismados e quisemos saber logo o que foi. Mas, só depois do intervalo é que descobrimos qal era a dita surpresa. Nem queríamos acreditar.... os nossos pais plantaram uma penca cada um e escreveram uma mensagem.




Temos ido lá regar e, esperamos que possamos levá-las para casa, no Natal, para comermos com o bacalhau.

Regresso à escola!

Olá!

Já cá estamos outra vez...
Estamos mais crescidos e cheios de vontade de descobrir e aprender coisas novas!

Para vos mostrar que já trabalhamos muito nestes dias de escola, colocamos aqui algumas quadras que inventamos.
Esperamos que gostem.


A escola começou
com estojo e lápis na mão
aprender coisas novas eu vou
vai ser uma grande diversão!
(Tomás)

Eu vou para a escola
estou muito ansioso
para com os meus amigos brincar
estou um pouco nervoso.
(Nuno V.)

Cheguei à escola, estou muito feliz!
(Margarida)

À escola vou regressar
muitas coisas aprender
com meus amigos brincar
assim é que é crescer.
(Filipe)

Na segunda feira
vim para a escola
com a mochila às costas
trazia canetas, cadernos e uma cola.
(João S.)

Vou outra vez para a escola
para continuar a aprender
levo lápis, canetas e cola
para todos os trabalhos fazer.
(Pedro Lobão)

Vou para a escola
com a minha sacola
na escola tiro da sacola
uma cola.
(Bárbara Pinto)

Vou para a escola
com mochila, caderno e lápis para pintar
tantos amigos para ver
tanta coisa para aprender.
(Diogo)

Vou para a escola
eu quero ir
com os meus amigos
vou-me divertir.
(Bárbara Macedo)

Eu vou para a escola
a mochila está mais pesada
vou jogar à bola
e vou ganhar mesada.
(Pedro Trinta)

Eu vou para a escola
tenho muito para aprender
na mochila levo uma cola
e contas para fazer.
(Diana)

Eu hoje vou para a escola
estou muito feliz
vou jogar à bola
aquilo que sempre quis.
(Jaime)

Às aulas eu vou regressar
para coisas novas aprender
muito vou estudar
para o erro não acontecer.
(Matilde)

Vou para a escola
aprender coisas interessantes
Na reunião de pais
eles deram-nos dois presentes.
(Lara)

As férias estão a acabar
para os meus amigos ver
a escola a começar
para coisas rever.
(Marta Pinho)


As férias acabaram
começou novo ano escolar
vamos todos aprender
mas temos de trabalhar.
(Tiago)

Eu vou para a escola a saltar
até a brincar tenho que me despachar
se não vou chegar atrasado
queria ir a voar.
(Nuno G.)
Acabou o verão
e a s férias também
com os livros na mão
vou estudar bem.
(Ana)

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Projecto :"Reciclas!

Todos os anos, a Junta de Freguesia de Oliveira do Douro, organiza uma exposição/concurso cujo título é: "Reciclas".
Este ano, o tema é o Capuchinho Vermelho.
Como podem ver pela fotografia, nós e os alunos do 2º ano B, alunos da Prof.ª Nicola, fizemos um Capuchinho Vermelho com diversos materiais: tecidos, rolos de papel higiénico, folhas e cascas das nossas árvores da quinta, jornal, palha, caixas de cartão dos ovos, bolotas, cápsulas do café, sacas de compras...


Como podem ver, ficou muito engraçado, não ficou?



Se quiserem ver o nosso espantalho ao vivo e a cores, podem fazê-lo a partir do dia 2 de Julho de 2011, no Parque da Lavandeira.
Vá lá, apareçam...



São João

Estamos quase a chegar ao S. João.

Para o comemorarmos, inventamos estas quadras.


Ó meu rico S. João
Ó S. João do Porto
Dá-me uma sardinha
E um mangerico que não esteja torto.

Na noite de S. João
Vou para o Porto festejar
Levo um martelo na mão
Para nas cabeças tocar.

Faço-te um convite
Ó meu rico S. João
Que na noite de 23 de junho
Venhas ao Sardão.

Olha o S. João
Com um alho porro na mão
Disse-nos no outro dia
Que gosta do Colégio do Sardão.

Fizeram uma cascata
Os meninos do Sardão
Ficou muito gira
Mas deu um trabalhão.

O S. João
É bom companheiro
Anda no Sardão
E tem muito dinheiro.

Dia Mundial da Criança

Festejamos o Dia Mundial da Criança, no nosso colégio!

Tivemos muitas actividades engraçadas e divertidas: capoeira, futebol, basquetebol e jogos tradicionais.
Fizemos um desenho alusivo a este dia e com ele decoramos uma t´shirt.

Deixamos aqui algunsa registos destas actividades.






Dinheirinho!!!!!

Este ano, tivemos na nossa sala, a mãe do João Sousa, que nos veio falar sobre o DINHEIRO.
Foi muito interessante, pois explicou-nos como e porque apareceu o dinheiro: moedas e notas.
Mostrou-nos quais as notas e moedas em uso. Falou-nos também da importância de poupar.
Por isso, no fim da aula, ofereceu a cada um de nós um mealheiro e deu-nos uma moeda de um cêntimo, que colocamos no nosso Mealheiro da Poupança.

Muito obrigado, Gisela.
Foi uma aula muito interessante.








Depois, com a nossa capitã Susana, estivemos a fazer jogos didáticos, com o nosso dinheirinho!



segunda-feira, 30 de maio de 2011

Mais uma oração...

Para finalizar o mês de Maio, hoje e amanhã rezaremos esta oração pequenina.
Aprendam e rezem também.


Minha Mãe, minha Senhora
Sobre estes filhos lançai,
A vossa bênção carinhosa e do céu a graça lhes dai.
Ámen