terça-feira, 12 de março de 2013

Sol, Lua, Estrelas...


No dia 8 de Março fizemos uma visita de estudo ao Planetário, em Espinho.
Saímos do Colégio pela manhã, de autocarro, e em pouco tempo chegamos ao Planetário.
À chegada, fomos para uma sala que tinha um Sol gigante pintado no teto. Foi nessa mesma sala, que assistimos ao filme de uma Lua que tapou o Sol.
O João e o seu amigo macaco, heróis desta história, para resolver o problema do Eclipse, partiram dentro do Robô Latinhas, rumo ao Espaço.
Primeiro foram a Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar!
Como Júpiter nunca tinha tido essa experiência disse-lhes:
- Vão ao meu amigo Saturno, pois ele tem duas Luas.
Então lá foram os dois amigos, com a esperança de que a Lua voltasse ao seu devido lugar.
Quando chegaram a Saturno, o João perguntou-lhe se já lhe tinha acontecido tal fenómeno.
Saturno respondeu:
- Isso já me aconteceu… As minhas Luas andavam a brincar, mas eu rodei os meus anéis muito depressa e elas voltaram ao seu lugar!
- Mas a Terra não tem anéis de rocha!? - Disse o João.
- Então perguntem à Lua qual é o seu motivo. - Disse Saturno.
A caminho da Lua encontraram um Cometa que lhes perguntou:
- Quem são vocês?
- Eu sou o João e este é o meu amigo macaco. Queríamos perguntar-lhe se sabe porque é que a nossa Lua está em Eclipse?
O Cometa respondeu:
- Eu sei! A Terra tem ribeiros, lagos, animais, plantas… e a Lua não tem nada. Adeus. Volto daqui a 76 anos!
Então o João e o macaco foram ter com a Lua e perguntaram-lhe:
- Porque é que fizeste o Eclipse?
Ela respondeu-lhes:
- Vocês na Terra não andam a cuidar do Meio Ambiente. Poluem os mares, o ar, os campos e, por isso, isto aconteceu… Acho que devem pensar e juntar-se todos para cuidarem do vosso Planeta.
O João e o macaco voltaram à Terra e fizeram o que a Lua lhes havia aconselhado.
Assim, o Sol voltou a aparecer!
Gostei muito do filme!
Regressamos ao Colégio à hora de almoço, depois de termos brincado um bocadinho no parque infantil.
Adorei a visita ao Planetário e aprendi muitas coisas, sobretudo o quanto é importante respeitar o nosso Planeta Terra!

Diana Pinto